Plantas

As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Apresentam como característica exclusiva (característica apomórfica) o desenvolvimento, durante o ciclo de vida, de embriões multicelulares maciços (providos de um ou mais cotilédones). Desta forma, consideraram-se como pertencentes ao Reino Plantae apenas os seres vivos que apresentam tal característica.

Além dessa característica, as plantas são organismos autotróficos, ou seja, produzem por meio de um processo chamado fotossíntese, as substâncias orgânicas necessárias à nutrição. Em relação às células vegetais, apresentam parede celular formada principalmente por celulose; grandes vacúolos e plastídeos, os quais têm fundamental importância durante a fotossíntese.



O Brasil é o país com maior biodiversidade de plantas no mundo: são 55 mil espécies de plantas, o que corresponde a aproximadamente 22% das 250 mil existentes no planeta. Além disso, novas espécies são adicionadas à lista brasileira a cada ano. Estima-se que o número de espécies conhecidos no país represente cerca de 80% das espécies existentes.
Quando se fala em manutenção do clima e da vida na Terra, as plantas (junto com as algas e as bactérias autotróficas) são a base da cadeia alimentar, sendo então chamadas  seres produtores. 


Fonte: Rank Brasil e Amabis & Martho (3. ed) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário